Em 2012, as praias portuguesas candidatam-se e vão a votos na eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”, um grandioso projecto que pretende promover o que de melhor há no nosso país e ao qual a SOS – Salvem o Surf se associa.

A fase de candidaturas para a eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” está a decorrer desde dia 2 de Dezembro num micro-site criado para o efeito (http://inscricoes.7maravilhas.pt). A organização já recebeu candidaturas de algumas das mais emblemáticas praias nacionais e espera até dia 15 de Janeiro de 2012 ultrapassar o número atingido em 2011. Esta fase, bem como as restantes fases de seleção, é acompanhada de perto pelo Conselho Científico, composto por 7 entidades: Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território; Marinha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Liga para a Protecção da Natureza; Quercus; e a SOS – Salvem o Surf, Associação Nacional de Defesa do Surf.

“Considero altamente prestigiante para o surf em geral, e para a SOS – Salvem o Surf em particular, termos sido convidados para integrar o Conselho Científico de um evento deste calibre. Prova que o desporto de ondas está a ser reconhecido pela sociedade como elemento central na cultura costeira e das praias, não só na sua componente desportiva mas também ambiental”, explica Manuel Valadas Preto, vice-presidente da SOS – Salvem o Surf.

Enquanto membro do Conselho Científico desta iniciativa, a SOS – Salvem o Surf apoia a organização e acompanha de perto a eleição, constituindo um apoio de relevo nas várias fases de decisão do projeto. Nesta primeira fase cabe ao Conselho Científico apoio ao nível técnico e a validação de todas as candidaturas recebidas pela organização.

Posteriormente realça-se o envolvimento na constituição do Painel de 70 Especialistas que elegem as 70 pré-finalistas e a integração do Conselho Científico no Painel de Notáveis que define as 21 finalistas para votação pública.

As 70 pré-finalistas são conhecidas a 7 de Fevereiro e as 21 finalistas são reveladas a 7 de Maio. A votação pública decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro, no site oficial, por telechamada, SMS e Facebook.

Mais informações na página de Facebook da SOS – Salvem o Surf: http://www.facebook.com/pages/SOS-Salvem-o-Surf/145404585556836