A SOS – Salvem o Surf participou nos passados dias 24 e 25 de Outubro na mais importante conferência ambiental sobre ondas do mundo realizada até hoje, a Global Wave Conference que decorreu no País Basco.

A Global Wave Conference, um evento pioneiro e memorável, juntou pela primeira vez várias associações ligadas à protecção de ondas para estas partilharem entre si e com o público as suas experiências, conquistas e frustrações. Durante dois dias, Biarritz e San Sebastian foram palco de um evento que promete ficar para a história.

Marcada pela intensidade das sessões, a Global Wave Conference reuniu, em dois dias, mais de duas dezenas de palestras relacionadas com a protecção de ondas, divididas em três grandes temas: O valor das ondas; Ameaças; Estratégias para protecção de ondas. A destacar algumas apresentações como a de Chad Nelson (Surfrider Foundation) sobre o exemplo da mítica onda de Trestles; Taha Al Azzawi, socióloga francesa, sobre o valor social do surf e das ondas; Will Henry (Save the Wave Coalition) que falou sobre o mau exemplo do Governo regional da Madeira que acabou por danificar a onda de Jardim do Mar. Já a SOS – Salvem o Surf, representada por Manuel Guerra, coordenador do departamento legal da SOS, apresentou uma palestra sob o título “Ondas salvas e ondas perdidas em Portugal” (brevemente disponível em vídeo).

Após dois dias de partilha todas as associações presentes na Global Wave Conference decidiram dar mais um importante passo, a assinatura de um memorando de entendimento no qual ficou registada a vontade de todos em colaborar em conjunto para beneficio das ondas e do surf (vídeo brevemente no Facebook da SOS – Salvem o Surf).

A SOS – Salvem o Surf sai do País Basco reforçada e com a convicção de que não estamos sós na luta pela defesa das ondas, afinal começam a surgir novos movimentos internacionais com o intuito de salvaguardar as ondas. As experiencias inspiradoras partilhadas durante a Global Wave Conference dão-nos mais força para continuar a trabalhar em prol das ondas.

Um obrigado a todos os que nos têm ajudado nesta caminhada!

Link GWC: http://www.globalwaveconference.com/

Link SOS FB: http://www.facebook.com/pages/SOS-Salvem-o-Surf/145404585556836