A World Surfing Reserves (WSR) acaba de anunciar a data para a cerimónia de consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf. Assim, o dia 14 de Outubro de 2011 entrará para a história do surf e de Portugal, como a data de implementação da segunda Reserva Mundial de Surf no mundo e a primeira na Europa. Esta cerimónia consiste na última etapa de um longo caminho de candidatura, aprovação e agora oficialização da costa Ericeira como Reserva Mundial de Surf.

No seu comunicado a WSR congratula-se pela constituição de uma equipa local da Ericeira, liderada por Jorge Cardoso que em parceria com a S.O.S – Salvem o Surf irá promover uma plano de actividades com o intuito de proteger e potenciar a Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

É com grande satisfação que a S.O.S – Salvem o Surf recebe esta notícia. Em parceria com a Associação de Amigos da Baía dos Coxos (AABC), a Ericeira Surf Club (ESC), a Câmara Municipal de Mafra e todos os locais da Ericeira, a S.O.S irá agora desenvolver todos os esforços para que a Reserva Mundial de Surf da Ericeira seja um grande sucesso.

A associação esteve recentemente, através do seu presidente Pedro Bicudo e João de Macedo, reunida com a congénere norte-americana Save The Waves Coallition. Deste encontro saiu o acordo de uma parceria entre as duas associações que em muito poderá beneficiar o surf português.

Destaque ainda para os surfistas profissionais Tiago Pires e Joana Rocha, ambos locais da Ericeira, que serão os embaixadores oficiais da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

Nas próximas semanas serão publicados mais detalhes sobre a cerimónia de consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, tais como o local exacto do evento e quais os pontos altos desta cerimónia que promete ser um marco na história do surf nacional.

Photo: Carl Steindler