Durante cerca de uma semana, o bom tempo, as boas ondas e os melhores surfistas do mundo atraíram centenas de pessoas à pitoresca vila da Ericeira. Em colaboração com a Quiksilver e a Quiksilver Foundation, também a SOS – Salvem o Surf marcou presença no Quiksilver Pro Portugal 2011, em Ribeira d’ Ilhas, praia integrada na Reserva Mundial de Surf da Ericeira, para divulgar a missão da S.O.S e o trabalho que esta associação em franca expansão tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

Numa pareceria inédita com o “braço verde” da marca Quiksilver – a Quiksilser Foundation – a direcção e os voluntários da S.O.S prestaram informações ao público sobre a recente eleição da World Surf Reserve da Ericeira e a importância da preservação das ondas para o surf.

À equipa de Ambiente da S.O.S, liderada por Ana Horta e Rita Marteleira, coube ainda assegurar a gestão ambiental do WQS prime, preparando com os responsáveis da Quiksilver Foundation uma lista de medidas para minimizar os impactes ambientais do campeonato, com a especial preocupação de este se realizar numa das sete praias da Reserva Mundial de Surf. Apesar do valor enorme das nossas ondas para o surf, Portugal não tem conseguido preservar as ondas que constituem verdadeiros estádios naturais para a prática do surf, na maioria das nossas regiões costeiras. Assim, este tipo de medidas revelam-se cruciais num campeonato das dimensões do Quiksilver Pro 2011.

Durante o campeonato a S.O.S verificou com todo o cuidado o cumprimento da checklist ambiental. O público também mostrou muito civismo, tendo quase todos os espectadores respeitado as delimitações das arribas, utilizado os ecopontos e estacionado os veículos correctamente.

Tiago Pires e Quiksilver dão precioso apoio à S.O.S.

A SOS agradece à Quiksilver e aos voluntários todo o apoio e dedicação revelada durante o evento. Também agradece aos speakers do campeonato que foram incansáveis a destacarem as acções da S.O.S. Ao Tiago Pires que doou uma preciosa prancha e à Quiksilver Foundation que doou t-shirts que foram muito importantes para a recolha de fundos, a S.O.S agradece todo o empenho.
Neste evento, a S.O.S conseguiu assim recolher fundos preciosos para a continuação dos seus projectos em nome da preservação do surf, não só através da venda de t-shirts S.O.S – Quiksilver Foundation, mas também pelo sorteio de uma prancha doada pelo Tiago Pires e assinada pelo mesmo.

A SOS, com mais fundos e mais voluntários está, agora, mais forte para prosseguir a sua missão!